Os serviços da rede EURES (pelo menos a EURES Portugal e a sua homóloga espanhola) têm vindo a divulgar um número crescente de ofertas destinadas a licenciados em engenharia para trabalhar na Noruega.
Por outro lado, de acordo com os Serviços de Emprego da Noruega (NAV) há um défice de 14.000 engenheiros no país, um número que não deixa ninguém indiferente.
Esta necessidade imediata de profissionais no setor da engenharia é uma oportunidade de emprego na Noruega para os engenheiros portugueses.
As dificuldades sentidas no setor em Portugal, fazem que muitos destes profissionais procurem emprego, em países de língua oficial portuguesa (Angola, Moçambique ou Brasil), na Europa e até nos Estados Unidos.
.:: A procura de engenheiros na Noruega
Para dar resposta ao défice de recursos humanos formados em engenharia, a Noruega e Portugal, juntaram-se num projeto bilateral com o objetivo de promover o recrutamento de engenheiros no nosso país. A procura incide, essencialmente, sobre engenheiros com experiência técnica e não tanto em engenheiros com experiência em gestão, por exemplo. Isto é, embora a procura de engenheiros seja muito grande, deve ter em consideração que nem todas as áreas de engenharia estão abrangidas.
As principais áreas de engenharia que a Noruega necessita são:
Mecatrónica, perfurações, automação, eletrotécnica, mecânica, hidráulica, tecnologia marinha, arquitetura naval, instrumentação e estruturas de aço.
.:: Oportunidades para engenheiros e recém-licenciados
Com uma oferta de emprego tão ampla, é previsível que durante os próximos meses – processo que se arrastará por alguns anos- a captação de engenheiros em países como o nosso será intensificada.
Já no próximo mês de abril, terá lugar em Lisboa, o evento Engineers Mobility Days, realizado pelo Instituto Superior de Engenheira de Lisboa (ISEL) em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a rede EURES. O evento, que teve uma edição no ano passado, destina-se a todos os engenheiros interessados em trabalhar na Noruega, não só os do ISEL.
Recomendamos que consulte no sítio de referência, as ofertas de emprego de algumas empresas que vão estar presentes no evento. Assim, poderá preparar melhor a sua candidatura recolhendo o máximo de informação sobre a empresa. Adapte, se necessário, o seu currículo a cada organização.
ver referência | Eures em Portugal – Procura de emprego na Europa
recolha de informação: Noruega – o site oficial em Portugal
Foto: Leshaines123
Ao comentar está de acordo com a política de comentários do clipemprego.com