A taxa de desemprego em Portugal subiu para os 17,7% no primeiro trimestre de 2013.
Segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de desemprego em Portugal, passou assim dos 16,9% registados no final de 2012, para um novo máximo histórico de 17,7%.
Esta tendência já fora prevista na sequência da conferência de apresentação dos resultados da 7.º avaliação do Programa de Assistência Económica a Portugal (ver: Desemprego em Portugal: taxa de 18,2% ainda este ano).
Relativamente, ao trimestre homólogo de 2012 verificou-se um aumento de 2,8 pontos percentuais, e de 0,8 pontos percentuais se compararmos com o trimestre anterior (finais de 2012).
.:: Número de desempregados em Portugal aproxima-se de 1 milhão
O número de portugueses desempregados aproxima-se de um milhão (952,2 milhões de pessoas).
.:: Taxa de desemprego de longa duração
Os desempregados de longa duração já passam dos 10%. Registou-se em Portugal 560 mil pessoas desempregadas há mais de um ano. Desta forma, prevê-se que o número de portugueses desempregados, sem acesso ao subsidio de desemprego, aumente nos próximos meses agravando a situação social do nosso país.
.:: Desemprego jovem situou-se nos 42,1%
O desemprego jovem registou um aumento de 2,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior atingindo o valor de 42,1%, aproximando-se da marca dos 50% observados em Espanha e na Grécia, dois países afligidos por taxas de desemprego muito elevadas.
.:: Taxas de desemprego por região
A região do Algarve continua a ser fortemente penalizada pelo Desemprego. No 1.º trimestre de 2013, a taxa de desemprego situou-se em 20,5%.
Com valor semelhante está a Região Autónoma da Madeira que alcançou uma taxa de desemprego na ordem dos 20%.
Segue-se, em terceiro lugar, a região de Lisboa com 19,5%. Valor acima da média nacional (17,7%).
recolha de informação: INE
foto: FutUndBeidl
Ao comentar está de acordo com a política de comentários do clipemprego.com