Em certos setores, as oportunidades de emprego mantêm-se apesar da crise que o país atravessa. Hoje, vamos debruçar-nos no setor da consultoria e traçar um panorama na perspetiva de quem procura emprego.
Num cenário de crise económica a opinião das consultoras especializadas ganha importância. Portugal segue a tendência de outros países ocidentais e as empresas do setor, incluídas as multinacionais que atuam no nosso país, gozam de prestígio e know-how, não deixando nada a desejar para as suas congéneres internacionais. Este reconhecimento deve-se ao bom trabalho desenvolvido pelos profissionais e às multinacionais do setor que apostam numa intensificação da sua atividade em Portugal.
A procura constante de novas soluções neste mundo globalizado, permite que o nosso país, embora geograficamente pequeno e considerado por alguns como sendo periférico, dê provas de reunir todas as condições para enfrentar períodos de contração económica e alavancar soluções – pelo menos no setor da consultoria.
Por outro lado, a crescente qualificação e especialização dos seus recursos humanos e a eficácia das soluções apresentadas por estas organizações, são selos de qualidade que fazem que o setor da consultoria mantenha uma boa saúde em Portugal.
Consultoras como a Delloite, a PwC ou a Accenture não pararam de crescer e expandir os seus negócios apesar da crise. Crescimento acelerado, apoiado em parte, pela ponte que estas consultoras de negócios fazem com outros mercados como o Angolano, onde Portugal mantém boas relações económicas com instituições e empresas.
.:: Oportunidades de emprego no setor da consultoria
O crescimento das consultoras reflete-se na contratação de novos colaboradores. Seguindo uma lógica quase de contra-ciclo, as firmas do setor de consultoria, auditoria e fiscalidade têm períodos de recrutamento anual, onde captam um grande número de novos talentos para as suas equipas. Programas trainee, estágios e oportunidades de emprego para recém-licenciados são apostas das consultoras. Sabem que o talento jovem é um fator fulcral para o desenvolvimento das suas atividades no mercado.
Confira de seguida alguns exemplos de consultoras que estão recrutar em Portugal.
. PwC Portugal
A PwC é uma das maiores empresas do setor da consultoria a nível mundial. Presta serviços tanto a empresas como a instituições públicas, reunindo experiência e uma oferta de soluções especializada em todos os setores onde atua. Em números, a PwC conta com mais de 169.000 profissionais, espalhados por 158 países. Só em Portugal são mais de 800 colaboradores.
Atualmente, a PwC Portugal está a organizar o seu recrutamento anual para o ano de 2013. Procura jovens recém-licenciados com o seguinte perfil:
• Finalistas da Licenciatura ou Mestrado em Gestão, Economia, Finanças, Direito ou similar;
• Team player com excelente relacionamento interpessoal;
• Capacidade de trabalhar por objectivos e sob pressão;
• Capacidade de análise e sentido de organização;
• Dinâmico e com espírito de iniciativa;
• Sólidos conhecimentos de Inglês;
• Sólidos conhecimentos das ferramentas Office.
Há também diversas ofertas de emprego para vários níveis de experiência e especialização.
Áreas de conhecimento: economia, gestão, contabilidade, tecnologias de informação, direito
ver referência | oportunidades de emprego na PWC
. Accenture Portugal
A Accenture é outro player global líder no setor de serviços de Consultoria de Gestão. São mais de 257.000 profissionais, nos cerca de 120 países onde atua.
Em Portugal tem diversos processos de recrutamentoe seleção a decorrer. O perfil de candidatos que atualmente procura abrange recém-licenciados – o que é uma ótima notícia para quem procura emprego- assim como, candidatos com experiência profissional.
Áreas de conhecimento: engenharia informática, engenharia eletrotécnica, informática de gestão, gestão de sistemas de informação, engenharia biomédica ou equivalente, gestão de recursos humanos
ver referência | oportunidades de carreira na Accenture Portugal
. KPMG Portugal
A KPMG consolidou-se em Portugal, como umas das principais firmas multidisciplinares que proporciona serviços de consultoria, auditoria e fiscalidade. Conta com escritórios em Lisboa e Porto, e atua, em Luanda (Angola). Neste momento, a filial portuguesa desta organização tem mais de 700 colaboradores.
No sítio de referência destacam-se as oportunidades para a Angola, nas áreas administrativas de Recursos humanos, Contabilidade, Informática ou Secretariado. Os recém-licenciados também devem estar atentos às ofertas para Auditores e Consultores Junior, já que esta organização, procura candidatos de áreas de formação diversificadas e ao nível de licenciatura ou mestrado. Várias delas para Lisboa e Porto.
Áreas de conhecimento: engenharia informática, engenharia de telecomunicações, gestão, economia, contabilidade, direito, recursos Humanos, tecnologias de informação
ver referência | oportunidades de carreira na KPMG Portugal
Ao comentar está de acordo com a política de comentários do clipemprego.com