Nesta guia para aprender a programar com cursos online gratuitos e de qualidade pode encontrar algumas reflexões sobre uma nova tendência de aprendizagem emergente (MOOCs) e como esta nos pode ajudar a melhorar a nossa vida profissional se soubermos aproveitar as suas potencialidades.
Em 5 sítios úteis para aprender inglês enquanto procura emprego falei da importância de saber um segundo idioma para ampliar as nossas oportunidades profissionais.
Hoje, apresento a programação como uma competência transversal que lhe pode abrir portas, através de modalidades de aprendizagem online gratuitas e de qualidade promovidas por Universidades de prestígio em todo o mundo.
Porquê aprender a programar online e grátis?
Há vários motivos que nos devem fazer pensar na possibilidade de dar os primeiros passos no mundo da programação independentemente do nosso setor:
1. Necessidade do Mercado
A Comissão Europeia estima que até 2015 o setor das tecnologias de informação possa gerar entre 700 a 900 mil empregos. Os números falam por si. Estamos perante uma revolução digital no emprego sem precedentes e Portugal não ficou de fora.
2. Aquisição de novas competências
Mesmo que a sua área não esteja diretamente relacionada com as tecnologias, as competências ao nível de programação são um ativo valioso para a sua carreira.
Aprender uma linguagem de programação é uma excelente forma de valorizar o seu currículo, e se for o caso, de preencher alguns períodos de inatividade.
Por outro lado, estas competências podem ajudar um profissional de áreas como Marketing, Economia, Gestão ou Recursos Humanos a vender melhor o seu currículo a uma empresa tecnológica e quem sabe a reconsiderar uma reinvenção profissional a meio do percurso. 😉
3. Experimentar alternativas. Aprender mais.
O conhecimento não ocupa lugar: nunca é uma perda de tempo aprender algo novo, mesmo que seja uma profissão ou disciplina a que não nos dedicamos profissionalmente.
Não se trata de obter diplomas mas sim de desenvolver competências transversais que nos permitam encaixar mais rápido em diferentes domínios profissionais.
4. Aprendizagem em ambiente colaborativo online e grátis
A motivação e uma planificação constantes, como em tudo na vida, são condições necessárias para poder aprender uma nova competência, também online.
É tão importante aproveitar os recursos que dispomos como definir objetivos. A tecnologia é simplesmente uma ferramenta mais para a aprendizagem.
Quanto aos recursos não se preocupe, a web 2.0 está repleta de plataformas de ensino colaborativo online onde pode dar os seus primeiros passos em programação.
Cursos 2.0 para aprender a programar online
Para completar esta guia selecionei alguns cursos de introdução à programação e ao desenvolvimento de aplicações difundidos por plataformas MOOC ( Massive Open Online Courses) promovidos por diferentes instituições Universitárias de renome dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia, que pode fazer a partir de casa e de forma totalmente gratuita.
Incluí também o projeto Codeacademy, uma iniciativa norte-americana que promete democratizar o ensino da programação.
Programming for Everybody é um curso da plataforma Coursera dado pela Universidade de Michigan e que parece ideal para quem nunca programou antes e quer dar os primeiros passos. Utiliza a linguagem Python, com uma sintax simples mas que obriga a manter um bom estilo de código. A próxima edição deste curso começa a 6 de outubro e tem a duração de 10 semanas.
An Introduction to Interactive Programming in Python é outro curso de introdução à linguagem Python que também é ministrado via plataforma Coursera pela Universidade de Rice. Introduz o aluno à programação em Python através do desenvolvimento de pequenos videojogos interactivos tipo Pong. Recomendam fazer algumas aulas na plataforma Codecademy sobre Python antes de começar. O curso tem início em setembro e conta com 9 semanas de estudo.
Introduction to Computer Programming é difundido pela plataforma edX pelo Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim e promete ensinar, em 6 semanas, os aspetos básicos da programação, utilizando C e C++ como linguagens, assim como uma noção básica sobre engenharia de software. O curso começa dia 29 de julho e conta com uma segunda parte, a partir de 23 de setembro.
Begin programming: build your first mobile game é um curso dado pela Universidade de Reading que pretende ensinar aos seus alunos a dar os primeiros passos na programação de videojogos para palataformas mobile, que poderão executar nos seus computadores ou em dispositivos Android. Começa dia 20 de outubro e terá uma duração de 7 semanas.
Codeacademy é uma plataforma simples e intuitiva para ensinar e aprender a programar. Conta com cursos interativos em: html/ CSS, Javascript, Python, Ruby entre outros. Para aumentar a motivação do aluno Codeacademy faz uso de elementos que normalmente vemos em videojogos (gamification), como sistemas de pontos, medalhas ou barras de progresso à medida que o utilizador vai avançando no processo de aprendizagem.
foto: Elliott Cable
Ao comentar está de acordo com a política de comentários do clipemprego.com