O objetivo fundamental de um CV é apresentar a informação profissional de uma forma clara e resumida. O perfil individual deve emergir com naturalidade, por esse motivo a seleção e disposição da informação – o que se diz e como se diz – é da maior importância.
A utilização de formatos de currículos alternativos ao modelo Europass, em alguns casos, pode ajudar a despertar a atenção do recrutador, mas o risco de passar uma má imagem também é grande.
Usar a simplicidade é sempre a melhor solução. Parafraseando Antoine de Saint-Exupéry “a perfeição consegue-se não quando já não há mais nada para acrescentar, mas sim quando já não resta nada para tirar…”. O mesmo se aplica a um CV.
Técnicas de apresentação profissional, o discurso de elevador
Um dos elementos mais interessantes, utilizados em modelos de currículo criativos, é a utilização de técnicas de apresentação profissional dentro do próprio currículo.
A ideia é utilizar o designado Elevator Pitch, conceito americano que se refere à apresentação breve de empreendedores e dos seus projetos, aplicando-o à procura de emprego.
Assim, ao incluirmos no “cabeçalho” do CV, junto com os dados pessoais, uma frase que destaque aspetos relacionados com as qualificações ou prioridades profissionais e pessoais, pode ter um grande impacto sobre a nossa motivação, ao mesmo que trabalha a nossa reputação e transmite o nosso valor e valentia profissionais.
É uma técnica de auto-promoção muito interessante, inclusive, para os candidatos com menos experiência profissional. E como sabemos dizer coisas positivas sobre nós mesmos é algo perfeitamente legítimo e por vezes necessário, uma vez que a maioria dos recrutadores analisa a reputação dos seus candidatos durante os processos de recrutamento e seleção.
Exemplos de CV criativos
1.
Faça o download do modelo aqui.
2.
3.
Faça o download do modelo aqui.
ilustração: hikingartist
Ao comentar está de acordo com a política de comentários do clipemprego.com