No passado dia 23 de maio, a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou o Movimento para o Emprego. Esta iniciativa resultou da parceria da Fundação Calouste Gulbenkian e da COTEC Portugal com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O Movimento para o Emprego é, segundo os seus mentores, uma resposta da sociedade civil, empresas e outras entidades, à grave situação de desemprego que o país atravessa (especialmente entre os jovens) e conta com o apoio das políticas ativas de emprego.
Neste momento, 107 empresas já se comprometeram a participar oferecendo cerca de 3000 estágios a jovens qualificados desempregados. A iniciativa prevê criar 5000 estágios profissionais remunerados até 2014 e tem como público-alvo os jovens licenciados, mestres ou doutores com uma idade não superior a 30 anos.
Estes estágios profissionais têm a duração de 1 ano e uma remuneração mensal de aproximandamente 800€. São financiados em 80% por fundos públicos e o restante fica a cargo da empresa.
Segundo o sítio oficial desta iniciativa, há 1463 ofertas de estágio disponíveis atualmente.
O envio das candidaturas
A candidatura é feita no sítio de referência através do preenchimento de um formulário que é submetido via email.
Embora o lançamento da iniciativa tenha ocorrido nos últimos dias, no sítio oficial já pode consultar todas as ofertas de estágio profissional disponíveis até o momento e efetuar as suas candidaturas.
Após a seleção criteriosa dos estágios onde pensa que encaixa o seu perfil profissional, é aconselhável que personalize (para cada empresa a que se candidata) a mensagem do email, carta de apresentação e curriculum vitae se necessário.
áreas de conhecimento: economia, recursos humanos, gestão, engenharias, sociologia, história, design, biologia, química, …
Para participar deve estar inscrito no IEFP.
Fique atento ao Clipemprego para futuras atualizações desta informação.
:: ver referência | estágios profissionais – movimento para o emprego
recolha de informação: www.gulbenkian.pt
foto: Seattle Municipal Archives
A respeito desta noticia: “5000 Estágios Profissionais em Portugal saiba como concorrer”, gostava de saber ao certo (site) onde me posso candidatar, e ver quais as diversas ofertas dos estágios profissionais? Obrigada
O sítio vem indicado em “ver referência”. Clique na hiperligação para mais informações.
Obrigado pelo interesse. Estamos à disposição.