LinkedIn – Hoje apresentamos-lhe dez grandes erros que pode estar a cometer quando utiliza esta rede social como ferramenta de promoção profissional, networking ou estratégia de aproximação a um novo emprego, se esse for o seu objetivo.
A ordem em que são apresentados os “erros” é aleatória e não obedece a qualquer tipo de importância, pois todos são igualmente relevantes.
Siga o Clipemprego no facebook e receba em primeira os nossos conteúdos.
foto por anieto2k
Índice de Leitura
• Erro #1 Não ter foto
• Erro #2 Não ter um bom título que ajude a conseguir o seu objetivo
• Erro #3 Não utilizar palavras-chave
• Erro #4 Descuidar o resumo do seu perfil
• Erro #5 Não personalizar a url do seu perfil público
• Erro #6 Mostrar desespero
• Erro #7 Ignorar os perfis de empresas
• Erro #8 Não participar nos grupos de discussão
• Erro #9 Pedir contacto indiscriminadamente
• Erro #10 Desvalorizar a potencialidade desta ferramenta
Erro #1 Não ter foto
Os perfis de LinkedIn com foto são até 7 vezes mais vistos do que aqueles sem imagem. Joshua Waldman e Nicole Williams, dois autores de livros sobre procura de emprego online, referem que “quando não há foto, cria-se desconfiança”.
Sem foto você revela também falta de atenção aos detalhes e dá um ar mais descuidado. Quem recruta não o faz [só] pela foto, mas sem ela, as possibilidades de ser contactado são muito menores.
Dica: Utilize uma foto profissional que transmita a imagem que quer passar. Quanto mais conservador for o seu setor/ indústria, mais conservadora deve ser a sua foto. Um consultor (tende a maior formalidade) não é o mesmo que um designer gráfico.
Erro #2 Não ter um bom título que ajude a conseguir o seu objetivo
A primeira informação que o LinkedIn apresenta é a sua fotografia, seguido de um campo para colocar o seu nome, título, e por último, a sua localidade e setor.
Se o seu título não é interessante, não o define ou não vai ao encontro dos seus objetivos de pouco lhe servirá participar nesta rede social. Por que motivo isto é importante? Porque quando quer encontrar alguém ou pesquisa um posto de trabalho específico no motor de pesquisa interno do LinkedIn, aparece-lhe uma lista de resultados com perfis ou contactos.
Há pessoas que no título optam por colocar o posto atual e outras pessoas personalizam-no. Por exemplo, se colocar o seu posto atual é essa informação que o recrutador vai ver no título. De igual forma, se colocar que se encontra desempregado e à procura de novos desafios profissionais será isso que o recrutador vai ver. O erro #3 vai ajuda-lo(a) a compreender como adaptar esta dica ao seu perfil.
Erro #3 Não utilizar palavras-chave
As palavras-chave são essenciais para o motor de pesquisa interno do LinkedIn. Deve incluir as palavras-chave mais importantes ao longo do seu perfil em:
– Título
– Setor
– Resumo
– Especialidades
– Interesses
– …
No título, por exemplo, não é a mesma coisa dizer que é Gestor Comercial na Companhia XYZ, S.A., que colocar Gestor Comercial | MBA | Especializado em E–Commerce. Assim, definindo palavras-chave no título, vai tornar o seu perfil mais apelativo e convidar o recrutador a entrar nele, caso o encontre nas sugestões de contactos ou através da lista de resultados para palavras-chave, como “gestores comerciais” ou outras que ajudem a definir a sua área de atuação ou motivação profissional.
Erro #4 Descuidar o resumo do seu perfil
O resumo é talvez a parte mais valiosa de um perfil no LinkedIn. Este, permite a quem o consulta, ter aceso à informação que você considera mais importante. No entanto, muitos profissionais ou candidatos a emprego descuidam-no.
Indique o que está a procurar ou o que pode oferecer. Os empregadores procuram pessoas que lhes resolvam problemas. Ao nível de qualificações ou experiência, mesmo não sendo o candidato mais qualificado, você pode ser o candidato adequado e resolver as necessidades (imediatas) de uma empresa interessada nos seus serviços ou competências.
Erro #5 Não personalizar a url do seu perfil público
Certifique-se de que a url do seu perfil público no LinkedIn contém o seu nome, a empresa onde trabalha ou área de especialização. O pior que lhe pode acontecer é ter um perfil como este: http://pt.linkedin.com/in/firstname-lastname3487080-aszkns.
O LinkedIn é uma rede social profissional e é suposto você parecer um(a) excelente profissional. Personalizar a url do seu perfil público é um processo simples. Em poucos passos, ficará com uma url com um aspeto muito mais profissional, contribuindo para um melhor posicionamento dentro e fora desta rede.
Dica: Uma url corretamente personalizada pode ser mais facilmente partilhada com outras pessoas nas assinaturas de email, por exemplo.
Erro #6 Mostrar desespero
Acabou de perder o emprego e a primeira coisa em que pensa é atualizar o seu estado no LinkedIn e espalhar a notícia. Isto pode afetar a sua reputação dentro da rede e muitos recrutadores podem não gostar. Seja prudente.
Erro #7 Ignorar os perfis de empresas
O LinkedIn é amplamente utilizado pelas empresas, que atualizam os seus perfis corporativos com notícias ou ofertas de emprego. Nesse sentido, se gostaria de trabalhar em alguma empresa e está a pensar formalizar uma candidatura, é uma boa estratégia acompanhar o perfil corporativo dessa empresa.
Erro #8 Não participar nos grupos de discussão
Na secção de grupos do LinkedIn pode participar em grupos de discussão afins aos seus interesses ou área profissional. A não participação em grupos pode transmitir uma ideia de ausência de compromisso e de envolvimento com a sua área profissional dentro da rede. Além disso, a participação nestes grupos aumenta a sua visibilidade enquanto profissional.
Erro #9 Pedir contacto indiscriminadamente
Para contactar alguém dentro do LinkedIn pode fazê-lo diretamente ou pedindo a um contacto que o(a) apresente a um terceiro. A primeira forma é a mais habitual. Passamos a explicar o problema de utilizar esse recurso de maneira indiscriminada.
Contactar directamente
Neste caso há duas opções: conhecer a pessoa a quem está a pedir para o(a) adicionar à sua rede de contactos ou não conhecê-la. Se não a conhecer tem de dar-lhe alguma razão para entrar na sua rede. Pode parecer-lhe um detalhe sem importância, mas gerar um impacto positivo vai fortalecer a sua imagem profissional.
Dica: Se quer contactar alguém que não conhece pessoalmente é conveniente personalizar o seu pedido. Explique quem é e o motivo do contacto.
Erro #10 Desvalorizar a potencialidade desta ferramenta
Muitas pessoas não compreendem a potencialidade e o papel que esta rede social pode desempenhar nas suas vidas profissionais.
Não basta abrir uma conta, preencher os campos básicos e esquecer o perfil. Para ser um bom profissional, não basta sê-lo, também é importante parecê-lo, e no LinkedIn acontece exatamente a mesma coisa. Pode ser um bom profissional na sua área de especialização, mas se o seu perfil não transmite esta sensação de pouco lhe servirá estar inscrito(a) nesta rede social.
Espero que tenham gostado de mais um artigo do Clipemprego. Se quiserem deixar algum comentário ou tiverem alguma questão não hesitem, podem utilizar o formulário embaixo ou a nossa página do facebook.
Até já!
fotos: Thomas Leuthard, Steve Jurvetson
Boa tarde
Gostaria de saber o que é url concretamente? É uma especie de titulo?
Desculpe a pergunta!
Grata pela atençao
Maria laneiro
Olá Maria,
Uma URL é uma sigla que se refere a um endereço da Internet. No caso da rede profissional LinkedIn, recomenda-se que os seus utilizadores personalizem o url/endereço do seu perfil público para que este fique com um aspeto mais profissional. Por outro lado, uma url/endereço personalizada é útil também para divulgar o nosso perfil LinkedIn de várias formas: na assinatura dos nossos emails – junto a outras formas de contacto – ou para colocar no nosso currículo, por exemplo.
O resultado seria mais ou menos este: linkedin.com/in/oseunome (onde “oseunome” seria o seu nome e apelido, sem espaços). Pode ver como fazê-lo passo a passo no link: http://linkd.in/1EAT7bW
os melhores cumprimentos.
Luís Carvalho
Boa tarde, de acordo com o vosso conselho estou a alterar o meu url mas está sempre a aparecer a vermelho quando faço a gravação … Alguma dica? Estou a escrever sem espaços, símbolos …
Obrigada
Olá Susana,
Obrigado pelo seu comentário. O erro que comenta deve estar a acontecer porque o nome que está a tentar registar já está em uso. Procure aplicar variações ou combinações de palavras até conseguir registar a sua URL. Veja este link para mais informações: http://linkd.in/1EAT7bW